Moto G 2013: desbloqueando o bootloader e liberando o acesso root [tutorial]


Root é algo essencial para muitos usuários, ele é o primeiro passo para que você comece a customizar o seu smartphone. No caso do Moto G 2013, você deverá primeiramente desbloquear o bootloader do seu dispositivo, para que então seja capaz de liberar o acesso root.
É bom lembrar que ao desbloquear o bootloader do seu aparelho você estará abrindo mão da garantia da Motorola. Então esteja ciente disto antes de iniciar o procedimento. Além disso, o processo irá apagar a memória interna do Moto G, sendo recomendado que faça backup dos seus arquivos.

Requisitos:

Só recomendamos que você comece o procedimento com no mínimo 60% de carga no seu smartphone, para evitar correr o risco de que ele descarregue no meio do processo. Pode ser necessário ter o recurso de Depuração USB ativado em seu smartphone para que o seu PC reconheça o celular. Para ativá-lo, vá até o menu do sistema e selecione a opção "Sobre o telefone", toque sete vezes em "Número da versão", volte para a tela anterior e acesse o novo item "Programador". Aqui, basta marcar a opção de depuração.

Desbloqueando o bootloader:

  • Baixei o arquivo zipado do mfastboot e ADB e descompacte em seu PC
  • Na pasta descompactada segure a tecla “shift” e clique com o botão direito do mouse escolhendo a opção “Abrir janela de comando aqui”
  • Deixe o prompt de comando aberto e desligue o seu celular
  • Ligue o aparelho em modo Fastboot (segure o botão energia + volume menos por 5 segundos e solte)
  • Conecte o Moto G 2013 em seu PC pelo USB
No prompt do Windows digite os comandos abaixo:
  • mfastboot devices
  • mfastboot oem get_unlock_data
O prompt de comando irá retornar um código de 5 linhas. Este é o código do seu bootloader. Você terá que acessar o site da Motorola e adquirir uma chave de desbloqueio. Ao entrar no site pela primeira vez, será exigido que você crie uma conta ou use a sua da Google. Após isso, basta clicar em Next no final da página. Na próxima tela você deverá inserir o código informado no prompt do Windows. Recomendamos que use o bloco de notas para remover os espaços entre as linhas.
Após isso, basta clicar em “Can my device be unlocked?”. Se o código for aceito, será gerado um contrato de termos onde você deverá concordar que leu e que está ciente de que este procedimento irá invalidar a sua garantia. Após isso, basta clicar em “Request unclock key”. A chave será enviada para o e-mail que você usou para logar no site. Ela pode demorar a ser enviada, então tenha paciência.
Ao receber o código, volte para o prompt do Windows e execute o comando abaixo:
  • mfastboot oem unlock [chave]
No lugar de [chave] você colocará o código de 20 caracteres que recebeu da Motorola. Agora basta dar Enter e seu smartphone será reiniciado e o bootloader desbloqueado.
É normal aparecer uma nova tela a cada boot informando que o seu bootloader foi desbloqueado, e que seu sistema pode não está mais seguro e que a Motorola não se responsabiliza por qualquer problema que venha a ocorrer. Após o primeiro boot terminar, você terá que reconfigurar a sua conta Google, e fazer todas as etapas iniciais de configuração (como se tivesse ligando o smartphone pela primeira vez). Antes de liberarmos o acesso root em seu Moto G 2013, vamos primeiro remover o aviso de bootloader desbloqueado da tela inicial do sistema. Para isto, siga os passos a seguir:
  • Passe o arquivo logo.bin para a basta do mFastboot que você baixou
  • Volte para o prompt do Windows que ficou aberto e execute os comandos abaixo:
    • mfastboot flash logo logo.bin
    • mfastboot reboot
Seu smartphone será reiniciado e você não verá mais a tela de aviso da Motorola de que o seu blootloader está desbloqueado. Agora vamos para a parte principal do tutorial – realizar root no seu Moto G.

Liberando acesso root:

  • Baixe e descompacte o arquivo zipado do CF-Auto-Root no seu PC
  • Desligue e ligue o aparelho em modo Fastboot (segure o botão energia + volume menos por 5 segundos e solte)
  • Conecte o seu Moto G 2013 ao seu PC via USB
  • Execute o arquivo root-windows.bat encontrado na pasta que você baixou
  • Na tela de prompt de comando aperte qualquer tecla para prosseguir
Seu smartphone será reiniciado em uma nova tela com a logo de um Android em vermelho (em alguns casos ele passará direto, pulando a tela de root). Esse processo pode demorar um pouco. Após isso, o sistema será iniciado, onde uma confirmação de atualização do sistema será exibida. Isso serve apenas para mostrar que o aplicativo SuperSU foi instalado em seu smartphone.
Ao entrar no sistema, você poderá encontrar o aplicativo SuperSU que fará o controle do acesso root em seu dispositivo. Aqui você delegará quem terá acesso ou não. Pronto! O seu Moto G 2013 está com acesso root garantido.

Fote:http://www.tudocelular.com/

~AJUDE A DIVULGAR O BLOG~
Duvidas? deixe seu comentário, se ajudei deixe um comentário, se precisa de algo que não encontrou no blog deixe seu pedido Aqui

*me informe se os links não estiverem funcionando
 *ajude o blog divulgando nosso trabalho!

Caso queira deixar uma ajuda!

Doe qualquer valor com Pagseguro, Boleto ou no cartao ou boleto
Doe qualquer valor no cartao ou boleto com paypal

Compartilhar no WhatsApp
Moto G 2013: desbloqueando o bootloader e liberando o acesso root [tutorial] Moto G 2013: desbloqueando o bootloader e liberando o acesso root [tutorial] Reviewed by Anônimo on novembro 25, 2015 Rating: 5